quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ark II




Abertura dublada

Ano de Produção: de 1976 a 1979 (15 episódios).Cores.

Emissora: CBS.

Emissora no Brasil: TVS (SBT).

A Série:

Criada por Martin Roth, a série de ficção-científica para crianças, Ark II estreou no dia 11 de setembro de 1976. A Filmations Productions realizou somente 15 episódios de 30 minutos cada, apresentados pela rede CBS que reprisou a série por vários anos.

Além dos 15 episódios existia mais um chamado The Secret Sea, que não chegou a ser produzido.

O seriado teve a participação de muitos nomes conhecidos do grande público. entre eles: Jonathan Harris, Malachi Throne e Robby the Robot. Além disso, uma jovem Helen Hunt aparece no episódio "Omega".

Ark II fez pouco sucesso nos Estados Unidos, a exemplo do Brasil onde sua repercussão também foi apenas razoável. No fim de cada episódio, uma mensagem era deixada como "lição de moral".





Abertura Original


Por milhões de anos a Terra foi fértil e rica,

aí a poluição e os detritos começaram a cobrar seu preço.

A civilização caiu em ruínas.

Este é o mundo do século XXV.

Sobrou apenas um punhado de cientistas,

homens que têm lutado para reconstruir o que foi destruído.

Esta é a conquista deles: a Ark II. um depósito móvel de conhecimento científicos,

manobrado por um tripulação de jovens altamente treinados.

Sua missão: trazer a esperança de um novo futuro à humanidade.

(Jonah - Nilton Valério):

Diário da Ark II. Anotação número 1. Eu Jonah, Ruth, Samuel e Adam,

temos pleno conhecimentos dos perigos quando nos aventuramos em áreas desconhecidas,

mas estamos determinados a trazer a promessa de uma nova civilização ao nosso planeta.

A História.

Ark II mostrava um grupo de cientistas tentando sobreviver no século XXV, em um futuro pós-apocalíptico, onde poucos humanos restaram, depois que a terrível Terceira Guerra Mundial disseminou destruição por todo o planeta. O cenário era um deserto devastado e povoado por culturas primitivas, terras selvagens, vilarejos arcaicos e rudimentares onde não mais existia a energia elétrica. A missão do grupo era promover a paz e levar ajuda e abrigo às pessoas em perigo e dificuldade, já que eles representavam o último pólo de cultura, ciência e conhecimento que restou.

O grupo era liderado por Jonah, que tinha a companhia de Ruth, Samuel, e o chimpanzé Adam, usavam para esta missão, um veículo terrestre que também funcionava como um laboratório científico avançado cheio de recursos e equipamentos, chamado Ark II. Além do próprio veículo Ark II, existiam mais dois transportes dentro do veículo. Um deles era como um jipe lunar, e o outro, de mais destaque, era um aparelho que foi desenvolvido pela NASA, um mini foguete usado nas costas como uma mochila que permitia com que os cientistas voassem.

Os Veículos.

O mais interessante é que os veículos da série não eram peça de ficção, truque de filmagem, ou miniaturas, eles existiam de verdade. Claro que na vida real não disparavam os lasers ou possuíam os campos de força vistos na série, mas os veículos eram reais e funcionais. A Ark II parecia um RV e embora tenha esse visual foi construída com fibra de vidro a partir de um chassi de caminhão de lixo. Devido à posição das janelas, que dificultava um pouco a visão do motorista, não era muito seguro dirigi-lo à noite ou em meio a locais densamente provados.

Havia também, o Roamer, que era um pequeno carro que saía de dentro do Ark II, algo como uma nave ou veículo auxiliar. Ele foi construído para a série modificando um Brubaker Box, um kit-carro produzido a partir de 1972 e feito a partir do chassis de um fusca. Tinha conceitos originais, como porta deslizante e foi o precursor da mini-van.

Mas o veículo mais impressionante era o Jet Jumper, a mochila voadora. Na época parecia coisa de ficção, ou um truque, mas não era.

No Brasil.

No Brasil a série ARK II foi apresentada pelo SBT em meados da década de 1980, aos domingos, dentro do programa Silvio Santos. Depois a série passou para o meio da semana para a faixa de horário reservada aos enlatados mostrados pela emissora.


Nenhum comentário: